quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dica Legal

Música Pedagógica
  • Aratatá
Aratatá
Aratatá, aratatá.
Zug, zug, aratatá
Auêe, auêe, auêe
Zug, zug, aratatá

Outra versão:
Aram, sam, sam
Aram, sam, sam
Guli, guli
Guli, guli
Guli, ram, sam, sam

Forme um círculo com as crianças. Invente uma melodia ou fale a letra da música de forma ritmada.
Depois, explique que, ao pronunciar "aratatá", os alunos devem tocar os joelhos. Ao dizer "zug", devem tocar os ombros e, ao cantar "auêe", devem movimentar os braços. Ou no "aram" devem tocar os joelhos, no "guli" devem coçar o queixo e a cabeça.

Após algumas rodadas, altere os comandos da brincadeira. Diga aos alunos que "aratatá" passa a ser a ordem para tocar o joelho do vizinho da direita. E "zug" passa a ser o sinal para tocar o ombro do vizinho da esquerda. O toque despretensioso entre eles é uma forma de livrar as crianças de preconceitos que possam existir.
Aos poucos complique as regras: todos devem cantar e fazer a roda girar, caminhando no ritmo da música. Os comandos passam a ser "aratatá" para tocar o joelho de quem vem atrás e "zug" para tocar o ombro de quem vem à frente, etc.

Fonte: Revista Nova Escola.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

MOMENTO LITERATURA INFANTIL

Para mais informações, acesse o site www.livroclip.com.br

Mas como se espevita essa bruxa Benedita!




Sobre a obra

Imagine as travessuras de uma bruxa querendo entrar no castelo da bruxa Rainha. Essa é a bruxa Benedita, que sai espevitando pelos traços, colagens e texturas de Maurício Negro e fazendo estripulias com as palavras de Lenice Gomes. O resultado? Um livro mágico e lúdico, repleto de lengalengas e de trava-línguas, para crianças e jovens.

Hipopótamo, batata frita, nariz: tudo deixa um poeta feliz!



Sobre a obra

O livro, de 332 páginas, tem de tudo. Tem bicho engraçado, formas, cores, a preguiça da gente, o lugar das coisas no mundo, batata frita e até nariz. Tem desenhos pra encantar e rimas que brincam na boca da gente. Tem o carinho da poesia de Lalau e a beleza das cores mais bonitas de Laurabeatriz. E, acima de tudo, tem a graça de descobrir um mundo novo, em que a fantasia está na moda. É pra usar todo dia. Indicação a partir de 6 anos.

Coleção crianças famosas



Sobre a obra

1- Cecília Meirelles
2- Villa Lobos
3- Portinari
4- Beethoven
5- Leonardo da Vinci

Como o mundo acorda



Sobre a obra

A obra ensina o conceito de frações, apresentando com ilustrações os cafés da manhã típicos de diversos países do mundo. Um pedaço de bolo, uma fatia de pão simbolizam não só uma fração, mas também a alegria de compartilhar comidas deliciosas!

Como começa?




Sobre a obra

Será que o mundo começou num dia 1º de janeiro? E o mar, começa ou acaba na areia? Instigando a curiosidade e a reflexão, os versos deste livro propõem indagações simples, mas repletas de mistério, como as questões que todas as crianças costumam fazer.

Comilança




Sobre a obra

Nhac, Nhec, Nhau, Nhoc, Zupt! Cuidado, pois a Comilança já vai começar. Os bichos estão todos soltos. Tem cobra comendo onça-pintada, que come porco do mato, que come arara, que come minhoca. O autor e ilustrador Fernando Vilela convida adultos, jovens e crianças a conhecer o funcionamento da cadeia alimentar dos animais que vivem na floresta Amazônica.

A princesinha sem nome



Sobre a obra

Escrito em versos, este livro nos conta a história de uma princesa que não tinha nome. Ao sair do castelo pela primeira vez, ela conhece alguns personagens da natureza, e vai dando nomes a eles, até encontrar um para si própria.

A história rocambolesca de Madame Valesca



Sobre a obra

Valesca sempre usou vestidos muito rodados e, por isso, ninguém conseguia se aproximar dela. Mas quando se apaixonou, decidiu abandonar a grandiosidade de suas roupas para permitir que seu amado ficasse mais perto. O livro mostra as barreiras que criamos para as pessoas e a força de um amor verdadeiro.

quinta-feira, 15 de julho de 2010


Em viagem a São Paulo no ano passado, encontrei o artista global Bruno Gagliasso no aeroporto de Congonhas. Infelizmente, por estar sem câmera no momento, a única coisa que consegui foi um autógrafo. Contudo, foi um encontro muito legal. E é claro que não deixaria de registrar esse fato aqui. No próximo encontro com o global, prometo não esquecer a câmera na mala. (rsrsrs)


Brinquedista...


É o profissional habilitado a favorecer e promover o ato de brincar de forma livre e espontânea, sem comprometimento formal, mas mantenedor do simbólico e da manifestação lúdica.

(Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBri - São Paulo)

segunda-feira, 12 de julho de 2010






"O verdadeiro educador é aquele que vai em busca de quem educar"