quarta-feira, 2 de junho de 2010

Princípios Básicos da Filosofia Educacional da Brinquedoteca

  • considerar cada ser humano como único e especial e respeitar suas necessidades e talentos;
  • favorecer a manisfestação das potencialidades através do estímulo à liberdade, ao respeito a à responsabilidade;
  • estimular as trocas afetivas levando a criança a aprender tanto a dar como a receber, valorizando também as dádivas da natureza;
  • estimular a conscientização e a observação do momento presente e dos próprios sentimentos;
  • levar a criança a aceitar fatos e as realidades que não podem ser mudadas;
  • não forçar soluções, aceitar a incerteza e outras possibilidades;
  • criar condições para o desenvolvimento dos diferentes tipos de inteligência;
  • estimular as percepções e a capacidade de observar;
  • promover a capacidade de empatia e de fruição da vida;
  • colorir a visão de mundo e fazer exercícios de amorização;
  • estimular a criatividade e o pensamento mágico;
  • promover a vontade de ser bom ao invés de ensinar a sê-lo;
  • enriquecer as oportunidades, mas respeitar a liberdade de escolha;
  • desenvolver as atividades sem a presença de liderança ostensiva.
Fonte: Associação Brasileira de Brinquedotecas - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário