- considerar cada ser humano como único e especial e respeitar suas necessidades e talentos;
- favorecer a manisfestação das potencialidades através do estímulo à liberdade, ao respeito a à responsabilidade;
- estimular as trocas afetivas levando a criança a aprender tanto a dar como a receber, valorizando também as dádivas da natureza;
- estimular a conscientização e a observação do momento presente e dos próprios sentimentos;
- levar a criança a aceitar fatos e as realidades que não podem ser mudadas;
- não forçar soluções, aceitar a incerteza e outras possibilidades;
- criar condições para o desenvolvimento dos diferentes tipos de inteligência;
- estimular as percepções e a capacidade de observar;
- promover a capacidade de empatia e de fruição da vida;
- colorir a visão de mundo e fazer exercícios de amorização;
- estimular a criatividade e o pensamento mágico;
- promover a vontade de ser bom ao invés de ensinar a sê-lo;
- enriquecer as oportunidades, mas respeitar a liberdade de escolha;
- desenvolver as atividades sem a presença de liderança ostensiva.
Fonte: Associação Brasileira de Brinquedotecas - SP
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